segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Aula Prática de Química

Prof Gisele Livramento e alunos da 2ª Série (Ensino Médio)

 Objetivo (s):

Geral:
Avaliar a composição química e nutricional de alguns alimentos e bebidas industrializadas à escolha do aluno e compartilhar as descobertas com a comunidade como forma de esclarecer os consumidores sobre a quantidade de gorduras, sal e açúcares contidos em alguns alimentos.
Específicos:
* pesquisar as necessidades nutricionais do corpo humano/pirâmide alimentar.
* pesquisar como os alimentos devem ser rotulados em sua composição de modo a perceber que os
componentes em maior quantidade são aqueles que aparecem no início da lista.
* calcular o título em massa e o percentual em massa de cada um dos nutrientes descritos nas informações nutricionais dos alimentos.
* determinar a quantidade de cada um dos nutrientes descritos no conteúdo da embalagem.
* medir, com o auxílio de uma balança, a quantidade de sal, açúcares e gorduras totais no alimentos
selecionados.
* entrevistar componentes da comunidade escolar indagando-os e filmando suas reações com relação à quantidade de nutrientes contidos nos alimentos.
* expor as quantidade de sal, açúcares e gorduras contidos nas embalagens para a comunidade escolar
através de cartazes.


Ementa:
* Composição dos alimentos (carboidratos, proteínas, gorduras, conservantes, corantes, acidulantes, etc);
* Necessidades nutricionais do homem;
* Título e percentual em massa;
* Massa molar e molecular;
* Reações endotérmicas e exotérmicas.

Metodologia:
Os alunos serão divididos em duplas e levados à sala informatizada e à biblioteca para realizar uma pesquisa sobre as necessidades nutricionais do homem e sobre as informações que devem estar contempladas nos rótulos dos alimentos além de como essas informações devem estar expostas.
Em seguida, o professor solicitará que cada dupla providencie uma embalagem de um alimento ou bebida industrializado que contenha as informações nutricionais do produto em questão. De posse dessas embalagens, os alunos serão levados a verificar quais os componentes que estão em maior quantidade no produto e quais o nutrientes que têm maior percentual em massa no produto (cálculo do título e do percentual em massa dos nutrientes). A seguir, os alunos deverão calcular a quantidade de cada um dos nutrientes presentes nas informações nutricionais no conteúdo da embalagem. Com esta etapa concluída, cada dupla deverá calcular a quantidade de cloreto de sódio contida na embalagem levando em consideração a quantidade de sódio informada (massa molar).

De posse destas informações, as duplas serão levadas ao laboratório de ciências para que meçam a quantidade de cloreto de sódio (sal), açúcares (açúcar) e gorduras totais (óleo de soja) contidas nas embalagens dos alimentos escolhidos. Esses nutrientes serão embalados em sacos plásticos transparentes e identificados com nome e quantidade em gramas. Durante o intervalo, os alunos farão entrevistas com membros da comunidade escolar a respeito da composição dos alimentos industrializados e das impressões que estes têm sobre os conteúdos de sal, açúcar e gorduras contidos nesses alimentos mostrando as embalagens com as quantidades dos nutrientes previamente medidas em laboratório. Esta entrevista deverá ser gravada utilizando-se câmeras ou celulares. Os alunos deverão pedir a autorização do entrevistado para a publicação de sua imagem no blog da escola. Após as entrevistas, os alunos deverão elaborar cartazes, expondo as embalagens analisadas e os conteúdos de cloreto de sódio, açúcares e gorduras totais relacionados ao conteúdo destas. Durante todo o desenvolvimento da atividade, o professor fará registros fotográficos das mesmas. As entrevistas e as fotos do alunos junto aos cartazes produzidos serão publicadas no blog da escola junto com um artigo escrito pelos alunos a respeito da composição nutricional dos alimentos industrializados como forma de conscientizar a comunidade escolar sobre as vantagens de uma alimentação de qualidade. Somente serão publicadas no blog da escolas as fotos/filmagens que tiverem autorização para tal.

2 comentários:

  1. Os alunos ficaram assustados com a quantidade de açúcar e gordura em alguns alimentos.

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    1. Assim vemos como é importante aliar teoria e prática. Obrigado pelo material produzido e enviado por vocês! Parabéns pela iniciativa! Fiquem à vontade para fazer do Blog um prolongamento da sala de aula...esperamos encontrá-los mais vezes por aqui! Abraço

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