segunda-feira, 28 de setembro de 2015

FORMAÇÃO CONTINUADA


  Curso: Proposta Curricular de Santa Catarina/Reorganização Curricular



  Reflexão: Ana Claudia Quintana Arantes: a morte ensina a viver 

AGENDA:

1 – Prova Brasil, Provinha Brasil, ANA - Essas avaliações compõem o SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, que tem com principal objetivo avaliar a educação brasileira, oferecendo subsídios para formulação e monitoramento de políticas públicas educacionais, contribuindo assim, para o aprimoramento de qualidade.
Aplicada nas escolas com mínimo de 20 alunos no 5º e 9º ano a cada 2 anos;
Data das provas: 03 a 13 de novembro de 2015
Leia mais em...
http://portal.inep.gov.br/saeb 

PROVA BRASIL (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar) - 5º e 9º ano ( anos ímpares)  – Aplicador externo, processados, analisados, interpretados e divulgados pelo INEP;
 
PROVINHA BRASIL (2º ano) – Aplicada pelos professores da escola e a metodologia de aplicação permite leitura e interpretação;
 
ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) - 3º ano (anos pares) - Aplicador externo, processados, analisados, interpretados e divulgados pelo INEP;
   
  A Prova Brasil foi criada com base nas propostas curriculares de alguns estados e municípios e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Dos pontos em comum, elaborou uma matriz de referência. Essa, por sua vez, não engloba todo o currículo escolar, e sim as habilidades e competências que precisam ser aferidas. Cada uma delas é sintetizada por um descritor.
            Na prova de Matemática, são avaliadas as habilidades de resolver problemas em quatro temas:

- espaço e forma;
- números e operações;
- grandezas e medidas; e
- tratamento da informação.

Exemplo: Eixo estruturante: tratamento da informação. Descritores: D17 – Identificar informações apresentadas em tabelas. D18 – Identificar habilidades apresentadas em gráficos.

            A prova de Língua Portuguesa, por sua vez, avalia apenas habilidades de leitura, representadas por 15 descritores para o 5º ano e 21 descritores para o 9º. Eles estão agrupados em seis blocos:

- procedimentos de leitura;
- implicação do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto;
- relação entre textos;
- coerência e coesão no processamento do texto;
- relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido;
- variação linguística.

Exemplo: Eixo estruturante: leitura. Descritores: D3 – reconhecer a finalidade do texto. D6 – Realizar inferências a partir de textos não verbais.
Objetivos do trabalho na escola:
- Familiarizar os alunos com o modelo das avaliações externas, compostas por questões de múltipla escolha. Informar sobre gabarito, tempo de realização de cada bloco de questões, outros.
- Trabalhar com gêneros textuais diversificados em todas as disciplinas dos anos iniciais e finais, e explorar estes gêneros em questões que contemplem leitura e interpretação.
Algumas ações para aproveitar bem a Prova Brasil:
            Organizar a aplicação do exame, orientar alunos e professores e usar os resultados a favor da aprendizagem
1. Conhecer o exame em detalhes;
2. Cumprir todos os procedimentos formais;
3. Informar os alunos e a comunidade;
4. Orientar a equipe docente e os seus funcionários;
5. Assegurar a participação dos alunos de inclusão;
6. Garantir as condições para a realização da prova;
7. Analisar os resultados.

            “Uma avaliação só faz sentido quando leva à reflexão e à transformação da prática pedagógica. Não basta ser uma mera constatação. Precisa ser uma provocação para a equipe pensar a respeito do que está dando certo e do que ainda pode melhorar a fim de assegurar de fato a aprendizagem de todos os alunos".   
 (Mª do Pilar Lacerda)
 
- Relembrando alguns dados: Resultados do IDEB 2013 
http://www.qedu.org.br/ 

Atividade 1 - Ler os exemplos de questões de provas de anos anteriores e observar os tipos de gêneros textuais (texto informativo, gráfico, imagem, história em quadrinho, outros) e os conteúdos de várias disciplinas abordados;
Atividade 2: Elaborar três questões utilizando a metodologia da Prova Brasil com conteúdos do quarto bimestre para que possam ser incluídas nas próximas avaliações.

2 – Avaliação, Recuperação, Conselho de Classe e Registro
Slide Reflexões sobre Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem, Legislação (Resolução nº183 de 19 de novembro de 2013, Portaria nº31 de 28 de outubro de 2014, Retificação da Portaria nº31/2014, Resolução nº10 de 17 de março de 2015) e estudo do PPP (páginas 28 a 35) sobre avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário