quarta-feira, 18 de março de 2015

Releitura através da imagem do autor Werner Zotz

Literatura infanto e juvenil produzida em Santa Catarina

Professoras: Fabiana Mina e Josiane Medeiros

Disciplina: Língua Portuguesa 

O gosto pela leitura, o prazer de ler, sua prática, não surge de repente. É um processo, que precisaria começar em casa e que se oportuniza na escola. No ano de 2014 recebemos um kit da Editora Letras Brasileiras, contendo 13 livros de literatura infanto e juvenil e com o propósito de tornar sua leitura mais atraente, dinâmica e alegre surgiu o projeto “Releitura através da imagem do autor Werner Zotz” 

Werner Zotz nasceu em 1947 na cidade catarinense de Indaial, passando a infância, no Planalto Norte, na cidade de Rio Negrinho. No estado do Paraná fez seus estudos, viveu também no Rio de Janeiro e São Paulo, e, desde 1987, reside em Florianópolis. Sua produção está estreitamente vinculada ao público juvenil, fazendo parte da geração de escritores que, a partir de 1970, dá uma nova condição de escrita a esse gênero, valorizando os aspectos da linguagem e o papel do leitor. 
Objetivos:
- Despertar o prazer da leitura e o potencial cognitivo e criativo do aluno, ampliando o repertório para o trabalho de leitura e escrita;
- Possibilitar as produções orais, escritas e através delas o exercício da imaginação e cooperação em grupo;
-Iniciar a leitura na sala de aula para futuramente efetivação das atividades.

Metodologia:

1 - Leitura das obras:
Um presente de domingo chuvoso (7º ano)
Barco branco em mar azul (8º ano)
Rio Liberdade (9º ano)
2 - Após leitura dos livros esclarecimento sobre o projeto e desenvolvimento das seguintes atividades:
Conhecer vida e obras de Werner Zotz;
Produção de ficha literária;
Reunião em grupo para efetivação de: maquetes, filmes ou painéis;
Apresentação dos trabalhos na feira multidisciplinar;

Cronologia: primeiro semestre de 2015

Avaliação: Participação, leitura, interpretação, apresentação dos trabalhos na feira.



 

 

terça-feira, 10 de março de 2015

Atividades do PENOA

Um dos programas da Secretaria de Estado da Educação é o Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA). O programa atende alunos do ensino médio e fundamental com algum tipo de dificuldade. Lançado em 2013, o PENOA atende alunos do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental e do 1º do Ensino Médio que apresentam lacunas de conhecimento no processo de leitura, produção textual oral e escrita e cálculo. O objetivo é garantir que o aluno consiga superar a defasagem de conteúdo apresentado em Língua Portuguesa e Matemática. As aulas são oferecidas no contraturno, duas vezes por semana.


 Na EEB Santo Anjo da Guarda, os responsáveis pelas turmas do PENOA são os Professores Adriano, Jussara e Priscila.
Seguem algumas das atividades desenvolvidas...


TEXTOS JORNALÍSTICOS

O jornal possui diferentes gêneros textuais e o trabalho com a leitura desses textos leva os alunos a conhecer várias linguagens e ter uma visão mais crítica do mundo. 

O TEXTO COLETIVO

O texto coletivo é uma coprodução na qual alunos e professores trabalham juntos. Elege-se um tema e, em seguida, os alunos se reúnem com o professor para produzir o texto: são os alunos que formulam as ideias e o docente estimula fazendo perguntas e dando sugestões, além de dar forma ao texto falado pelos alunos. O trabalho coletivo oferece muitas vantagens. Esse tipo de atividade mobiliza o grupo a atuar cooperativamente, a compreender a estrutura de um texto e a reelaborar suas ideias.  

Leitura ao ar livre

 Aulas na Sala Informatizada

TEATRO

O teatro tem uma importância fundamental na educação. O aluno desenvolve a criatividade, coordenação, memorização e vocabulário. O teatro pode colaborar para que os alunos possam se relacionar melhor com os colegas e o meio onde vivem.